Fábrica de Caçapava é a primeira da América Latina a ter 5G privado

Tecnologia possibilita que um robô seja controlado a distância, recebendo informações a 300 milésimos de segundo

Redação Band Vale

Na fábrica são produzidas mais de 120 mil toneladas de chocolate por ano Marcello Casal JrAgência Brasil
Na fábrica são produzidas mais de 120 mil toneladas de chocolate por ano
Marcello Casal JrAgência Brasil

A tecnologia 5G já virou realidade em algumas capitais do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Na nossa região a previsão é que a nova internet seja disponibilizada em São José dos Campos a partir do ano que vem. 

A velocidade até 10 vezes maior de internet possibilita várias novidades, como transmissões de arquivos em tempo real, downloads mais rápidos de vídeos, dentre outras coisas. Mas pela primeira vez na América Latina, uma indústria foi além, e já começou a utilizar a tecnologia no desenvolvimento de produtos.

É o caso da Nestlé, localizada em Caçapava. Na fábrica, onde são produzidas mais de 120 mil toneladas de chocolate por ano, o 5G chegou através de uma parceria privada. A velocidade 5G permite a instalação da automação em indústria 4.0.

Na fábrica de Caçapava o 5G possibilita que um robô seja controlado a distância, recebendo informações a 300 milésimos de segundo. A ideia é que todo este processo melhore ainda mais a capacidade produtiva, sem afetar os mais de 30 mil colaboradores do grupo, que devem se adequar a nova tecnologia.

Confira mais detalhes na reportagem do programa Band Cidade 2ª Edição:

Mais notícias

Carregar mais