A filiação ao PSDB do ex-prefeito de Taubaté e candidato derrotado nas eleições municipais deste ano, Ortiz Júnior, é nula. Pelo menos foi isso que decidiu a executiva nacional do partido no fim da tarde desta quinta-feira (12).
A decisão foi tomada após uma impugnação ser apresentada por Damaris Moura Kuo, segunda suplente da Federação PSDB-Cidadania. Ortiz, no caso, é o primeiro suplente.
Isso tudo se deu após o ex-deputado estadual Vinicius Camarinha, também do PSDB, vencer a disputa pela Prefeitura de Marília em outubro deste ano.
Ortiz, que disputou as eleições municipais deste ano pelo Republicanos, após a derrota para Sérgio Victor (Novo) no pleito retornou ao PSDB.
Em tese, a vaga seria do ex-prefeito taubateano. Contudo, a executiva nacional do PSDB confirmou que houveram irregularidades no ato de refiliação de Ortiz.
Em nota, Ortiz afirmou “estar em total conformidade com o estatuto do PSDB” e que a “impugnação foi apresentada e rejeitada pelo órgão municipal, sendo que a Executiva Estadual ainda não se manifestou sobre o assunto”.
Por fim, o ex-prefeito de Taubaté afirmou que “analisar o caso diretamente no Diretório Nacional, neste momento, significa pular etapas do processo administrativo, o que contraria o próprio estatuto do PSDB.