Tite treinou o Flamengo em 58 jogos, venceu 36 vezes, empatou 12 e perdeu 12. As derrotas para Botafogo e Peñarol deixaram seu trabalho insustentável. Foram 111 gols marcados e 51 sofridos. Já Filipe Luís entrou no meio da temporada e comandou o time em 15 partidas. Terminou a temporada em alta: nove vitórias, cinco empates e uma derrota. O único revés foi contra o Fluminense no Campeonato Brasileiro.
Estatísticas por competição
- Campeonato Carioca: 15 jogos, 11 vitórias e quatro empates. Resultado: campeão invicto. (Tite)
- Copa Libertadores: 10 jogos, quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Resultado: eliminado nas quartas de final. (Tite)
- Campeonato Brasileiro: 38 jogos, 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas. Resultado: 3º lugar, 70 pontos conquistados. (Tite e Filipe Luís)
- Copa do Brasil: 10 jogos, oito vitórias, um empate e uma derrota. Resultado: campeão. (Tite e Filipe Luís)
Artilheiros - TOP 5
O atacante Pedro, mesmo lesionado durante boa parte da temporada, marcou 30 gols. Logo depois, vem Arrascaeta, com 10 gols. Bruno Henrique, em terceiro, mandou nove bolas na rede. Em um ano pouco inspirado, Gabigol fez oito gols. Luiz Araújo fecha o TOP 5, com sete gols.
Foto: Thiago Ribeiro
Gerson em 2024
O melhor jogador do Flamengo na temporada foi o camisa 8 Gerson, que atuou em 56 jogos e marcou quatro gols. Ele ainda concedeu nove assistências.
Foto: Thiago Ribeiro
O que Gerson fez com a camisa rubro-negra vai muito além de números. O meio-campista é um verdadeiro ‘leão’ em campo, de longe a peça mais importante do time. Jogando como volante, meia avançado ou ponta, ele se doa pela equipe.
Entre todos do Flamengo, Gerson foi o primeiro em duelos ganhos, faltas sofridas, posses ganhas no ataque, entre outros fatores. É o coringa!
O carrasco
O “Mais Querido” saiu com um título nacional relevante na temporada 2024, mas, em geral, enfrentou algumas oscilações.
O principal carrasco do CRF foi o Botafogo. Em três jogos diante do Glorioso, foram duas derrotas e uma vitória.
Na 23ª rodada do Brasileirão, os dois cariocas se enfrentaram em confronto direto pela liderança e o resultado final foi 4x1 para o Botafogo.
A principal vítima
Em 2024, a principal vítima do Flamengo foi o Atlético Mineiro. Foram quatro jogos entre as equipes. O Mengão venceu três vezes e empatou uma.
Flamengo e Atlético fizeram a final da Copa do Brasil e a superioridade flamenguista ficou evidente. Contando com os dois jogos, o agregado terminou 4 a 1 para o Rubro-Negro carioca, que foi o primeiro a conquistar um título na Arena MRV.