A escritora sebastianense Janaína de Figueiredo teve o seu livro, Formigável, indicado para um dos maiores prêmios literários, o Jabuti. A escritora nascida em São Sebastião é também antropóloga, educadora e contadora de histórias.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou que a 64ª edição do Prêmio Jabuti contou com 4.290 livros inscritos, dividido em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. A obra de Figueiredo está entre as 10 escolhidas no eixo Literatura Infantil.
Formigável foi ilustrado por Rafa Anton e publicado pela Editora Aletria. Ele nos conta sobre o encontro entre uma formiga operária e uma galinha caipira. A narrativa fala da importância da empatia no mundo, diz a escritora.
O Prêmio Jabuti é um dos mais tradicionais na literatura e seleciona livros de alta qualidade literária produzidos no Brasil. A escritora, Janaína de Figueiredo afirma: “estou muito feliz por essa indicação! Formigável é um livro especial que traz questões importantes para nosso tempo. As ilustrações de Rafa Anton são preciosas e flagram a história de um encontro inesperado e transformador”.
No dia 8 de novembro, serão conhecidos os 5 finalistas da premiação e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022.
Janaína de Figueiredo tem sete livros publicados, O Fuxico de Janaína (Aletria), Nós de Axé (Aletria), Meu Avô é um Tata (Pallas), Boi de Conchas e outros Contos caiçaras ( Sowilo), Formigável (Aletria), Sapatinho de Makota (Pallas) e Seu Tainha (Tigrito).