A Ericsson inaugurou, nesta sexta-feira, 19, a primeira linha de produção de 5G da América Latina na fábrica de São José dos Campos. O anúncio foi feito durante reunião com a comissão ministerial liderada pelo Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o Presidente da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, Leonardo Euler de Morais e do Ministro Do Tribunal de Conta da União, Raimundo Carreiro.
A Anatel entregou ao TCU a precificação do direito de uso das radiofrequências que receberão o 5g, assim como os cálculos referentes aos compromissos de investimentos que serão exigidos como contrapartida das companhias para operar a nova geração de conectividade.
A linha de produção do 5G vai atender as demandas do brasil e dos países da América Latina. “Este é um dia histórico para a gente. Estamos quase na última etapa para que nós possamos fazer o leilão do 5G. Agora, está nas mãos do TCU. Vamos trabalhar juntos, Ministério das Comunicações, Anatel e o TCU, para que a gente possa dar celeridade e receber esses investimentos tão importantes em tecnologia, que vão fazer uma revolução nas indústrias do nosso país", destacou o ministro das comunicações, Faria.
As placas 5G serão ferramentas de última geração da internet móvel, que promete uma velocidade mais rápida de internet e vai ocupar a faixa que hoje é usada para transmitir sinal de TV aberta para quem tem antena parabólica, principalmente no interior do país.