A equipe da Secretaria de Negócios Internacionais esteve em São José dos Campos, nesta semana, para conhecer o Parque Tecnológico da cidade, que é o maior centro de inovação e empreendedorismo do Brasil. No encontro, abordou-se a internacionalização das empresas e foram apresentados os projetos do Governo do Estado que irão beneficiar diretamente esses negócios.
O parque é um ponto de conexão entre empresas de todos os portes, universidades e institutos de pesquisa e promove ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Possui mais de 300 empresas vinculadas e cerca de 7 mil pessoas circulam diariamente pelo local, um enorme potencial para atração de investimentos em inovação.
O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, falou da importância de visitar as regiões administrativas do estado para mapeamento de oportunidades, para comércio exterior, de acordo com a aptidão produtiva de cada área.
“Vamos viajar as 16 regiões administrativas de São Paulo, e já estamos fazendo isso, para montar um mapa global de oportunidades através da análise dos dados do SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados). Temos o mapa de tudo que é produzido e exportado em cada uma dessas regiões e vamos usar modelagem econômica para fazer o match entre a oferta e demanda”, declara Lucas Ferraz.
O secretário se reuniu com Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, Jeferson Cheriegate, diretor geral do Parque Tecnológico, Alberto Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Nunes, diretor de Negócios do Parque Tecnológico e Alexandra Gioso, diretora titular do Ciesp. No encontro foram apresentados o programa de internacionalização do Governo, assim como as ações voltadas para desburocratização, facilitação, promoção comercial e atração de investimentos para os projetos altamente inovadores produzidos na cidade. Além disso, a secretaria destacou a ação em parceria com a Secretaria de Fazenda para estudar agregar benefícios ao Programa OEA – Operador Econômico Autorizado, em nível estadual.
“Os princípios aqui são promoção e exportação, desburocratização e atração de investimentos internacionais. Temos uma série de medidas e já estamos com o pipeline cheio para entregar nos próximos meses, com medidas que vão beneficiar diretamente essas empresas”, afirmou o secretário.
Além da reunião, a comitiva do Estado também visitou as dependências do Parque Tecnológico para conhecer alguns dos projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos pelas empresas, além de acompanhar o funcionamento do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).