
Os entregadores de aplicativos de São José dos Campos e região realizam, hoje e amanhã (31 e 1), uma paralisação de entregadores para reivindicar melhorias nas condições de trabalho.
O principal pedido do grupo é o reajuste da taxa mínima de entrega, que atualmente é de R$ 6,50. A mobilização foi organizada pelos Representantes dos Motoboys e Entregadores de São José dos Campos e pela AMAVPLN – Associação dos Motoboys do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Em nota, os entregadores pedem apoio dos comerciantes e sugerem que os lojistas suspendam o uso de aplicativos de entrega nos dias da paralisação, informem seus clientes sobre os motivos do protesto e priorizem entregas próprias para garantir um serviço eficiente.
Em nota, o iFood afirmou que “respeita o direito à manifestação pacífica e à livre expressão dos entregadores e entregadoras. Como empresa brasileira e ciente do seu papel na geração de oportunidades, desde 2021, nos dedicamos à criação de uma agenda sólida e permanente de diálogo com os entregadores parceiros e representantes da categoria, para o aprimoramento de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e transparência para estes profissionais”
Ainda segundo o comunicado, o app afirmou estar atento ao cenário econômico e que está estudando a viabilidade de um reajuste para 2025. “Reforçamos que é importante respeitar o funcionamento dos estabelecimentos parceiros e garantir a livre circulação de funcionários e da população em geral, conforme previsto na Constituição, sempre prezando por um ambiente seguro e livre de qualquer tipo de violência“, aponta a nota.
A Band Vale solicitou posicionamento do Aiqfome, aplicativo de entrega que atende a região, e aguarda retorno.