Enfermeiros de Caçapava realizaram protesto por piso salarial nacional

Cerca de 80 profissionais participaram do ato pelas ruas da cidade

Redação Band Vale

Enfermeiros de Caçapava realizaram protesto por piso salarial nacional
Bruno Russo/Sindmetal SJC

Enfermeiros de Caçapava realizaram um protesto, contra a suspensão da lei que institui o piso salarial da categoria, na manhã desta quarta-feira (28). 

Cerca de 80 profissionais participaram do ato, que percorreu ruas do centro, passando por hospitais da cidade.

O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para sexta-feira (23) o início do julgamento sobre a liberação do pagamento do piso nacional da enfermagem. A ação sobre o assunto será julgada no plenário virtual, até as 23h59, de 30 de junho.

O pagamento do piso foi liberado em maio pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso, depois que o Congresso aprovou lei do governo federal, que destinou R$ 7,3 bilhões para estados e municípios pagarem o novo valor aos profissionais. Porém, a liminar impôs uma série de condições. Agora, os demais ministros julgarão se referendam ou não essa decisão.

Um pedido de vista (mais tempo de análise) de Gilmar Mendes, entretanto, adiou o desfecho. Uma tentativa de retomada foi feita no último dia 16 de junho, quando Mendes apresentou voto assinado em conjunto com Barroso, ato inédito no Supremo. Contudo, nova vista pedida por Dias Toffoli impediu a continuidade do julgamento.

Sobre o fato da lei não ter entrado em vigor, nós entramos em contato com o STF, mas não tivemos retorno até a publicação desta matéria. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.