Empresa DefendTex avança nas negociações para adquirir a Avibras

Segundo o comunicado, ambas as companhias estão empenhadas para finalizar os termos e condições específicas do investimento

Redação Band Vale

Empresa DefendTex avança nas negociações para adquirir a Avibras
Roosevelt Cássio

A empresa australiana, DefendTex, avançou nas negociações para adquirir a Avibras, empresa que enfrenta uma crise financeira, com funcionários em greve e salários atrasados há mais de um ano, em Jacareí. 

De acordo com a empresa da região, a negociação está avançada e visa a recuperação econômica da fábrica. Segundo o comunicado, ambas as companhias estão empenhadas para finalizar os termos e condições específicas do investimento.

O potencial investimento visa a recuperação econômico-financeira da Avibras, de forma a manter suas unidades fabris no Brasil, retomar as operações o mais breve possível e manter o fornecimento previsto nos contratos com o governo brasileiro e demais clientes - diz um trecho do comunicado

 

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos, se posicionou contra à entrega de uma empresa brasileira para o capital estrangeiro. Confira um trecho da nota: 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, legítimo representante dos trabalhadores da Avibras, registra seu posicionamento contrário à entrega de uma empresa brasileira estratégica para o capital estrangeiro. Trata-se de um enorme retrocesso para a soberania nacional. Caso a transação se consuma, o novo grupo assumirá a Avibras diante de uma mobilização histórica em curso, com luta por empregos e direitos e greve contra o atraso nos salários. Independentemente da mudança na direção da empresa, o Sindicato seguirá mobilizando os metalúrgicos pela completa regularização da situação, bem como pela estatização da Avibras sob controle dos trabalhadores.

 

Protesto contra salários atrasados

No dia 14 de março deste ano, os trabalhadores da Avibras realizaram um protesto contra os atrasos de salários, em Jacareí. De acordo com o sindicato dos metalúrgicos, os funcionários estão sem receber salário há quase 12 meses.

Cerca de 150 trabalhadores ocuparam o pátio da empresa durante a manhã daquela quinta-feira (14). Segundo o Sindicato, a decisão foi tomada após a fábrica se recusar a abrir os portões para os metalúrgicos realizarem uma assembleia. 

Os trabalhadores estão em greve há um ano e meio. A paralisação começou em setembro de 2022, devido a sucessivos atrasos nos salários. O sindicato informa que quer uma decisão sobre a situação do pagamento dos salários atrasados

Créditos: Adonias Araújo/ TV Band Vale

Demissões 

Em 18 de março de 2022, a empresa demitiu cerca de 400 trabalhadores na fábrica em Jacareí. Naquele momento, de acordo com o sindicato, as demissões ocorreram antes que houvesse qualquer negociação entre a empresa e a categoria. 

A empresa alegou que tomou ações de reestruturação, “mantendo as atividades essenciais para o cumprimento dos compromissos contratuais assumidos junto aos seus clientes”.

Pouco tempo depois, a Justiça do Trabalho acatou um pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que determinava que a Avibras reencontrasse os mais de 400 funcionários demitidos em março daquele ano. Após a readmissão e algumas greves, a empresa colocou os funcionários em layoff. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.