Embraer recebe financiamento milionário para fabricação de "carros voadores" no interior de SP

Valor de US$ 50 milhões será utilizado no desenvolvimento e na produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical em Taubaté

Redação Band Vale

Embraer recebe financiamento milionário para fabricação de "carros voadores" no interior de SP
Aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como eVTOLs
Divulgação/ Embraer

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou nesta semana a obtenção de um financiamento de US$ 50 milhões do Citibank N.A., que será utilizado no desenvolvimento e na produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como eVTOLs. Esse valor reforça a liquidez da empresa, que, para o segundo trimestre de 2024, deve alcançar aproximadamente US$ 480 milhões, impulsionada também pelo aporte de US$ 95,6 milhões anunciado em julho deste ano.

O financiamento é parte do compromisso da Eve com a expansão da mobilidade aérea urbana (UAM) e será aplicado nas atividades de pesquisa e desenvolvimento da aeronave eVTOL. Com uma nova linha de crédito de R$ 500 milhões do BNDES, destinada à construção de um complexo de produção em Taubaté, a empresa acelera seus planos de fabricação no interior de São Paulo. 

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Divulgação/ Embraer

A Eve, que já possui o maior backlog da indústria com cartas de intenção para até 2.900 eVTOLs, destaca-se como uma das principais desenvolvedoras de mobilidade aérea avançada, contando com parceiros estratégicos e o suporte técnico e financeiro da Embraer.

Tecnologia inovadora para voos seguros e silenciosos

Além do desenvolvimento da aeronave, que utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores específicos para o voo vertical e asas fixas para o cruzeiro, a Eve vem investindo em sistemas complementares, como o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano, visando otimizar as operações da mobilidade aérea urbana. Projetado para segurança e baixo custo operacional, o eVTOL da Eve utiliza motores elétricos duplos no propulsor traseiro, o que permite redundância e eficiência de empuxo com baixo nível de ruído.

Protótipo e próximos passos no desenvolvimento do eVTOL

O primeiro protótipo em escala real foi exibido no Farnborough Air Show, no Reino Unido, e a empresa agora se prepara para uma campanha de testes abrangente com o eVTOL. Informações adicionais sobre o financiamento foram registradas no Formulário 8-K, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) em 29 de outubro de 2024.

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