A Embraer realizou nesta sexta-feira (05) o voo inaugural do primeiro E190F (avião comercial) convertido para cargueiro, conhecido como E-Freighter. A equipe da Embraer conduziu o jato E-Freighter em um voo de aproximadamente duas horas, realizando uma avaliação completa da aeronave, que agora passará por uma série de testes antes de entrar em operação. Este avião pertence à Regional One, uma empresa de leasing dos Estados Unidos.
"O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do setor de e-commerce por transporte de carga, aliando a alta tecnologia da família E-Jets a um desempenho operacional imbatível", afirmou Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. "Estamos muito satisfeitos com o avanço rápido do período de testes do E190F e do E195F, que serão ferramentas importantes para nossos clientes atuarem de forma mais ágil e descentralizada".
Este primeiro voo é apenas uma etapa em uma série de avaliações que a Embraer está conduzindo para garantir a entrada em operação dos jatos E-Freighter. A aeronave já passou por testes de pressurização em solo e carregamento de cargas, ambos bem-sucedidos.
Os E-Jets convertidos para cargueiros oferecerão mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. Considerando a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.
O programa de conversões de E-Jets de transporte de passageiros para cargueiros foi lançado em 2022 e envolveu uma ampla rede global de mais de 40 fornecedores e mais de 600 funcionários da empresa, que dedicaram mais de 500 mil horas ao E-Freighter. Este sucesso marca um avanço significativo na oferta de soluções de transporte de carga mais eficientes e adaptáveis às demandas do mercado global.