A Embraer informou, na manhã desta terça-feira (17), que negocia a venda duas aeronaves C-390 para a República Tcheca. O modelo foi selecionado como avião de transporte militar pelo país.
Segundo a Embraer, as negociações iniciais já começaram e preveem a assinatura de um contrato de aquisição de duas aeronaves e suporte associado. O contrato inclui também uma solução completa de treinamento para pilotos e técnicos, fornecimento de peças de reposição e um plano robusto de entrada em operação com a presença local da equipe da Embraer no país no início do processo.
A República Tcheca pretende adquirir as aeronaves para ampliar sua capacidade de transporte aéreo, permitindo que o Exército realize operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios.
Como funciona o C-390
O C-390 pode transportar mais carga útil, 26 toneladas, em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe.
A aeronave é capaz de realizar missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho.
O jato configurado com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como tanque quanto como receptor, nesse caso recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.