A Embraer e a Azorra divulgaram, nesta quinta-feira (18), um novo acordo para oito aeronaves com a Royal Jordanian Airlines. O contrato é de US$ 635 milhões e as entregas estão previstas para o quarto trimestre de 2023.
Seis aeronaves – quatro E190-E2 e dois E195-E2 – serão fabricadas pela Azorra. Outros dois E195-E2 são pedidos da Royal Jordanian Airlines feitos diretamente à Embraer.
“Após extensos estudos de viabilidade, a Royal Jordanian selecionou o E2 da Embraer como o mais adequado para seus objetivos financeiros e estratégicos. A companhia aérea opera aeronaves da Embraer há 15 anos e o E2 reduz significativamente os custos de investimento em treinamento de pilotos e fornecimento de peças de reposição. Além disso, também otimizamos os custos de programação e manutenção de nossa tripulação” afirma Samer Majali, Vice-Presidente do Conselho de Administração e CEO da Royal Jordanian Airlines.
“Estamos muito satisfeitos em ter a Royal Jordanian como o mais novo cliente de E2 da Azorra. Nossa equipe segue com o relacionamento de longo prazo com a companhia aérea – relacionamento que começou com um jato E175, da Embraer, há mais de uma década. A escolha do E2 pela Royal Jordanian reforça nossa convicção de que este é um próximo passo natural para os atuais operadores do E1. O E2 oferece maior eficiência operacional e menos emissões, enquanto mantém a confiabilidade oferecida pela Embraer”, afirma John Evans, CEO da Azorra.
“Estamos honrados por sermos escolhidos pela Royal Jordanian Airlines para fornecer a próxima geração de aeronaves regionais, uma parte central do principal plano de modernização da frota da companhia aérea”, diz Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “A família E2 de jatos de nova geração oferece a aeronave mais silenciosa, menos poluente e com menor consumo de combustível no segmento abaixo de 150 assentos. Temos orgulho de continuar nossa longa relação com a Royal Jordanian e damos as boas-vindas à Azorra para mais um acordo com a Embraer”.
Como serão as aeronaves
O E195-E2 a ser operado pela Royal Jordanian Airlines terá capacidade para 12 passageiros na classe executiva e 108 na classe econômica. Já o E190-E2 terá o mesmo número de assentos na classe executiva e 80 na econômica.
Todas as aeronaves apresentam configuração de assentos 2x2 e assentos na classe executiva, com espaço para as pernas de 53 polegadas. A cabine econômica contará com novos assentos slimline, também em uma configuração de quatro lado a lado, sem assento do meio.
A aeronave também possui compartimentos superiores de grandes dimensões, iluminação ambiente, assentos de couro e conectividade sem fio para entretenimento, além de navegação completa na internet e capacidade de comunicação com redes terrestres durante o voo.