Embraer e FAB iniciam estudos para melhorias no caça Super Tucano

Anúncio ocorreu durante a 54ª edição do Paris Air Show International

Redação Band Vale

Embraer e FAB iniciam estudos para melhorias no caça Super Tucano
Embraer e FAB iniciam estudos para melhorias no caça Super Tucano
Divulgação/ Embraer

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram nesta segunda-feira (19), durante a 54ª edição do Paris Air Show International, que deu início aos estudos para atualização tecnológica conhecida como midlife upgrade (MLU) das aeronaves A-29 Super Tucano. 

Desenvolvida para atender aos exigentes requisitos da FAB, atualmente a aeronave A-29 é utilizada no território brasileiro em missões de treinamento, interceptação aérea e vigilância, além de ser usada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa “Esquadrilha da Fumaça” .

Super tucano A-29 é usado para interceptação de aviões clandestinos na Terra Yanomami — Foto: FAB/Divulgação
(Divulgação/ FAB)

Exemplos de atualizações e evoluções já aplicadas ao produto, e que poderão beneficiar um FAB, são encontrados no sistema aviônico de quinta geração com capacidade de expansão, sistemas de navegação e comunicação, na extensão da gama de armamentos, nos sensores de vigilância e de autoproteção da aeronave, além do aumento da consciência situacional com melhorias na interface homem-máquina.

Atualmente a FAB possui uma frota de 60 aeronaves A-29, operando em cinco esquadrões diferentes, com mais de 325 mil de horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

A-29 Super Tucano

Extremamente versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, tudo isso aliado a trens custos operacionais e alta disponibilidade.

Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornou uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.

É equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados.

Mais notícias

Carregar mais