A Embraer anunciou nesta segunda-feira (26) a venda de até seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Uruguaia (FAU). O contrato faz parte do programa de renovação da frota e expansão da capacidade operacional da FAU e inclui a aquisição de uma aeronave, além de um compromisso para a compra de mais cinco unidades. As entregas estão previstas para começar em 2025, juntamente com equipamentos de missão, um pacote logístico integrado e um simulador de voo.
Com essa aquisição, o Uruguai se tornará o sexto país da América do Sul a operar o A-29 Super Tucano, juntando-se ao Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. A aeronave é amplamente utilizada na região para diversas missões, incluindo controle de atividades ilícitas, monitoramento de fronteiras, reconhecimento e treinamento avançado. A frota regional de mais de 160 Super Tucano opera em ambientes desafiadores, desde a floresta amazônica até as regiões montanhosas e costeiras da América do Sul.
O A-29 Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 260 unidades entregues e mais de 570.000 horas de voo, sendo 60 mil delas em combate. A aeronave é reconhecida por sua confiabilidade, robustez e baixos custos operacionais, características que têm atraído o interesse de 18 forças aéreas ao redor do mundo.
O modelo oferece uma ampla gama de capacidades, como suporte aéreo aproximado, patrulha aérea, operações especiais, vigilância de fronteiras e treinamento avançado, tudo em uma plataforma única e eficaz. Equipado com tecnologia de última geração, o A-29 Super Tucano é capaz de operar em pistas não pavimentadas e ambientes sem infraestrutura, mantendo altos níveis de confiabilidade e baixos custos de ciclo de vida.