A Embraer, empresa com sede em São José dos Campos, anunciou na manhã desta terça-feira (31), a venda de quatro aeronaves A-29 Super Tucano para um novo cliente da África.
As aeronaves realizarão uma ampla gama de missões, como vigilância de fronteiras, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), apoio aéreo tático (CAS), contrainsurgência e treinamento de voo avançado.
O A-29 Super Tucano é uma aeronave multimissão que oferece grande versatilidade para atuar em reconhecimento, apoio aéreo tático (CAS), ataque leve e treinamento avançado de pilotos, tudo isso em uma única plataforma, o que aumenta exponencialmente a disponibilidade e a flexibilidade operacional da aeronave. Sua fuselagem robusta é capaz de operar em pistas não pavimentadas e em ambientes austeros.
O A-29 Super Tucano é o líder global em sua categoria, com mais de 290 encomendas, ultrapassando 570.000 horas de voo, sendo 60.000 delas em combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), a Força Aérea Uruguaia e a Força Aérea Paraguaia.