
A Embraer, fabricante de aviões com sede em São José dos Campos, acertou a venda de até 20 aviões para companhia aérea do Japão, All Nippon Airways, por cerca de R$10 bilhões.
O anúncio da compra de 15 jatos E-190 da empresa brasileira pela empresa japonesa foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento do Fórum Empresarial Brasil, que contou com, além da presença do presidente do Brasil e do primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, de empresários de diversos setores.
A seleção do E190-E2 faz parte do plano de renovação da frota da empresa japonesa. A economia e a eficiência da aeronave permitirão que a companhia aérea aprimore a conectividade em todo o país, enquanto oferece mais espaço e conforto para os passageiros.
O E190-E2 é a aeronave mais silenciosa e eficiente em termos de combustível do mercado. O interior de última geração da aeronave apresenta uma cabine espaçosa e silenciosa, com configuração 2x2, característica dos jatos da Embraer. Além disso, as janelas maiores ampliam a percepção de luz e espaço, enquanto as Unidades de Serviço de Passageiros individuais com saída de ar e luz de leitura adicionam conforto personalizado, garantindo que cada passageiro desfrute de mais espaço pessoal e para suas bagagens na cabine.
A Embraer informou que está comprometida em desenvolver produtos, soluções e tecnologias para contribuir com a meta da indústria da aviação de alcançar zero emissões até 2050. A família de jatos E2 é certificada para voar com misturas de até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e demonstrou a capacidade de operação em voos de teste com 100% de SAF.