São José dos Campos, conseguiu derrubar a taxa de letalidade de Covid-19, em 77% em quase um ano de acordo com pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada da Universidade do Vale do Paraíba.
Com isso, a letalidade para o vírus é menor neste ano do que no pico da doença, em maio de 2021, logo após a fase inicial de vacinação.
VACINAÇÃO
De acordo com levantamento do Gpea, o número de vacinados contra a Covid-19 em maio de 2021 era de 89 mil (até a 2ª dose) em São José dos Campos, com a taxa de letalidade chegando a 2,7% no mês.
Segundo o Docente e Pesquisador da Univap Paulo Barja, o que tem contribuído para a queda no número de mortes, tanto no Brasil, na região e na cidade de São José dos Campos é vacinação em massa.
Em janeiro de 2022, com mais de 555 mil vacinados, sendo 256 mil com a 3ª dose, a letalidade caiu para 0,6%, uma redução de 77% no período de sete meses.
De acordo com o docente e pesquisador, é bem provável, que futuramente, haverá a necessidade de campanhas vacinais para Covid-19 como acontece com a de gripe, por exemplo.