A chuva que atingiu São Sebastião, na tarde desta terça-feira (20), fez com que a sirene instalada na Vila Sahy fosse acionada, avisando os moradores a deixarem suas casas e irem a locais seguros por risco de deslizamentos.
Segundo a Defesa Civil, por volta das 17h15 o pluviômetro instalado na Vila Sahy atingiu a marca de 54mm de acumulado de chuva em 1 hora. Considerando o protocolo de acionamento que prevê 45mm de acumulado em 1 hora, o CGE da Defesa Civil estadual alertou a Defesa Civil Municipal que realizou o acionamento da sirene para evacuação da comunidade.
O plano de contingência municipal foi acionado. O abrigo emergencial está sendo aberto e um ônibus da prefeitura ficará a disposição para transportar as famílias. Equipes da Defesa Civil municipal fazem a orientação dos moradores na Vila Sahy. Na parte da noite, a chuva perdeu força no local.
Relembre a tragédia
A tragédia que deixou 64 mortos em São Sebastião, no Litoral Norte, completou 1 ano nesta segunda-feira (19). O desastre durante o Carnaval do ano passado foi provocado pela maior chuva já registrada na história do país.
Na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2023, São Sebastião foi assolada por uma intensa tempestade que resultou em um índice pluviométrico histórico, superando os 600 milímetros, A região da Costa Sul do município foi a mais afetada.
Segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), o acumulado foi o maior já registrado no país. O grande volume de água devastou parte das cidades da região, causou mortes, deslizamentos de encostas, alagamentos, destruiu casas e estradas.
A remoção e identificação dos corpos estendeu-se por vários dias. A tragédia ganhou repercussão em âmbito nacional e internacional.
Os efeitos desastrosos desencadeados pela tempestade resultaram na perda de 64 vidas. Cerca de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas.