Cruzeiro foi a escolha do governo paulista para receber o futuro Hospital Regional do Vale Histórico que deve ser a nova referência de atendimento para mais de 100 mil moradores de dez municípios. O anúncio foi feito neste sábado, 22, pelo governador João Doria durante evento realizado na cidade, no Museu Major Novaes.
O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, que participou do encontro, disse que até o dia 30 de junho os estudos para a construção do hospital devem ser concluídos e o projeto entregue para o início da próxima fase. O município vai ceder parte da área do antigo Centro de Exposições, às margens da rodovia Deputado Nesralla Rubez, para a construção da unidade. O local deve receber investimentos de R$30 milhões. “É um sonho para a nossa região que começamos a realizar a partir deste sábado. O hospital deve ser entregue até o final do ano que vem”, disse.
O hospital faz parte de um amplo pacote de investimentos do governo do estado que prevê ainda o repasse de R$120 milhões para obras em diversas áreas de infraestrutura em 17 cidades da região.
Doria liberou recursos também para uma nova Unidade Básica de Saúde e uma unidade do Poupatempo em Cruzeiro e para a implantação de uma Fatec e a instalação de um Poupatempo em Lorena. O governador autorizou ainda a instalação do Banco do Povo, em Bananal, e destinou recursos para a modernização de estradas vicinais em Taubaté, além da entrega de 17 ambulâncias para a região.