O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, diplomou na tarde de ontem (19) o governador eleito Tarcísio de Freitas, o vice, Felício Ramuth, além dos deputados e senadores eleitos pelo estado nas eleições de outubro.
A diplomação oficializa e reconhece o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o governador, que tem base eleitoral em São José dos Campos, e seu vice, o ex-prefeito da cidade, a tomarem posse no dia primeiro de janeiro de 2023.
Ao todo, foram diplomados 94 deputados estaduais, como Milton Vieira, Letícia Aguiar e Doutor Elton, todos com base eleitoral em São José dos Campos. O senador Marcos Pontes e seus dois suplentes de chapa também foram oficializados.
O deputado Eduardo Suplicy (PT) foi o primeiro diplomado, seguido por Guilherme Boulos (PSOL), por terem sido os mais votados de 2022 no estado.
A federação "Brasil da Esperança", formada por PT, PCdoB e PV foi a mais votada do estado, elegendo 19 parlamentares, sendo a primeira coligação a ser diplomada.
Tarcísio de Freitas e Felicio Ramuth venceram o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, com 55,34 por cento dos votos, recebendo mais de 12 milhoes de votos válidos, e encerrando uma hegemonia de 28 anos dos PSDB no estado de São Paulo.