Dengue: Fortes chuvas acendem alerta em Jacareí para propagação da doença

Maneira mais eficaz de prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti

Redação Band Vale

Larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Agência Brasil

O volume de chuvas na região do Vale do Paraíba acendeu o alerta para um outro problema importante: a propagação da Dengue. A Secretaria de Saúde de Jacareí registrou no ano passado 133 casos da doença. O número é bem menor que as 412 confirmações em 2020. As informações são da repórter Cíntia Caires, da Band Vale FM.

Para que os índices continuem baixando, o município segue as orientações do Ministério da Saúde e realiza ao longo do ano pelo menos 4 análises de densidade larvária. 

Em Jacareí ao todo são cinco áreas vistoriadas a cada análise, três já foram realizadas. 

Para o o supervisor da vigilância ambiental, Rodney do Carmo, o aumento de larvas está diretamente ligado às fortes chuvas. O primeiro mês do ano tradicionalmente já é preocupante com a proliferação do mosquito por conta dos temporais de fim de tarde, mas a preocupação pode crescer em um ano em que as chuvas não estão dando trégua. 

A maneira mais eficaz de prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue e zika. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.