Dengue: Avaliação de Densidade Larvária vistoria 42 áreas urbanas em São José a partir desta quinta (01)

Objetivo é levantar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

Redação Band Vale

ADL é feita à cada trimestre em São José  Charles de Moura/PMSJC
ADL é feita à cada trimestre em São José
Charles de Moura/PMSJC

Começa nesta quinta-feira (1º) e vai até o dia 23 de julho a 3ª Avaliação de Densidade Larvária do ano em São José dos Campos. O objetivo é levantar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A coleta de informações visa aprimorar as estratégias de combate ao vetor na cidade.

Profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Prefeitura, vão visitar 42 áreas urbanas durante a pesquisa. Para atingir a amostragem necessária foram sorteados 3.166 quarteirões da cidade. 

Não serão avaliados terrenos baldios, praças, áreas verdes, pontos estratégicos, imóveis especiais e construções abandonadas, sejam elas desabitadas, em demolição, construção ou à venda. Durante todas as atividades, os agentes de combate a endemias seguem as recomendações para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus.

A ação, acontece em janeiro, abril, julho e outubro, de forma à analisar os resultados para adequar as estratégias em uso conforme as necessidades. Nas duas avaliações anteriores, o índice de infestação foi de 0,5 em cada uma delas, considerado positivo e sendo o menor desde 2016 no comparativo por período.

Mais notícias

Carregar mais