Após uma vistoria feita neste domingo, 29, a Defesa Civil de Taubaté interditou outros dois imóveis próximos a área onde ocorreu um deslizamento de terra em uma residência, deixando três mortos. Segundo o órgão, as novas interdições no bairro Barreiro ocorrem pelo risco de mais desmoronamentos.
Já a casa onde aconteceu o deslizamento de terra na tarde de sexta-feira foi interditada ontem. Segundo o relatório divulgado na tarde de hoje, há várias trincas e cicatrizes no barranco que indicam infiltração de água, podendo haver novos deslizamentos.
No primeiro imóvel, foi constatado que o talude de aproximadamente 5 metros se encontra próximo a residência e possui cicatrizes geológicas, podendo ocorrer escorregamento ou movimentação de massa e atingir a casa.
A área acima do talude sofreu ainda movimentação de solo e possui acumulado significativo de chuva, com solo encharcado. O imóvel é de veraneio, e por isso não há desalojados ou desabrigados.
Já no segundo imóvel, o talude de aproximadamente 15 metros está próximo a residência e possui cicatrizes geológicas, podendo ocorrer escorregamento ou movimentação de massa e atingir a casa. O local também sofreu movimentação de solo e possui alto acumulado de chuva. Neste caso, o proprietário ficará na residência de um amigo.
O relatório diz também que, até então, o risco iminente de deslizamento de terra era desconhecido pela Defesa Civil.