A Defesa Civil de São Paulo atua neste sábado (9) na ajuda humanitária ao bairro Folhas Secas em Ubatuba. Cerca de mil moradores estão desde sexta-feira (8) ilhados, depois que a única ponte de acesso do local caiu com a cheia do Rio Escuro.
Segundo o governo estadual, duas frentes de trabalho estão sendo realizadas. Uma equipe ficará responsável por coordenar o embarque do 25 toneladas de suprimentos no aeroporto pelo helicóptero águia e o desembarque dentro da comunidade Folhas Secas. Já a outra equipe estará na ponte que foi destruída, coordenando as ações juntamente com o Exército para instalação da passagem provisória no local.
Ontem, equipes da Defesa Civil Estadual e do 11º Grupamento Marítimo utilizaram botes infláveis para resgatar e transportar as pessoas ilhadas que não conseguiam deixar suas residências. Os efetivos também realizaram a distribuição de 1,4 mil litros de água potável para as famílias necessitadas.
Desde quinta-feira (7), Ubatuba registrou um acumulado de cerca de 350 milímetros de chuva, causando enchentes no Rio Escuro e deslizamentos em trechos da Serra do Mar – a Rodovia Oswaldo Cruz está com o trecho de serra interditado.