A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um novo alerta na manhã desta sexta-feira (20), para o risco de queimadas no Vale do Paraíba.
Também segundo o comunicado, nesse fim de semana deve acontecer a elevação de temperatura e chuvas isoladas no estado de São Paulo.
A Defesa Civil de SP informou que a frente fria que afetou São Paulo já se afastou, e a partir desta sexta-feira (20), as temperaturas começam a subir novamente. Embora a umidade relativa do ar fique em níveis mais baixos, a presença de água na atmosfera deixará os índices mais amenos em relação aos registrados nas últimas semanas.
No sábado (21) e domingo (22) haverá pancadas de chuvas isolada nos municípios da faixa leste, Vale do Ribeira e Litoral Paulista. Essa situação é causada por um sistema meteorológico na costa do território paulista. Nas regiões Norte, Oeste e Centro a chuva será fraca e não atingirá todos as cidades.
Este cenário aumenta o risco para queimadas, principalmente nas regiões onde o tempo seco predomina.
Mobilização no combate às queimadas
Nesta sexta-feira (20), o estado de São Paulo possui dois municípios com incêndios ativos. Na sexta-feira passada eram 17 cidades com focos ativos. A intensa operação de combate com uso de 20 aeronaves aliado a chegada da frente fria contribuiu para a redução e controle das queimadas no estado.
Após mais de uma semana de queimadas em Bananal, no interior de São Paulo, as chamas já devastaram uma área de 660 hectares, superior a 900 campos de futebol. Segundo a Defesa Civil, os focos de incêndio começaram na quarta-feira, 11 de setembro, e continuam ativos até essa sexta-feira (20).
As equipes seguem monitorando e combatendo o fogo com o auxílio de duas aeronaves de asa rotativa.