A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para fortes chuvas que devem atingir todo o território paulista entre a quinta-feira (7) e a sexta-feira (8), com acumulados de chuva variando entre alto e muito alto.
As regiões de Marília e Presidente Prudente terão níveis de precipitação altos, enquanto a Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto enfrentam volumes de chuva muito altos. A Defesa Civil também alerta para níveis ainda mais elevados nas regiões de Bauru e Araraquara.
As chuvas poderão ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e até mesmo possibilidade de granizo. O fenômeno é provocado pela passagem de uma frente fria pela costa sudeste do Brasil, criando condições para pancadas fortes de chuva e até temporais.
Em resposta a esse cenário, o Governo de São Paulo instalará a partir das 8h de quinta-feira (7) o gabinete de crise, com representantes de Agências Reguladoras do Estado, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água, a fim de garantir uma resposta rápida em situações de emergência.
Recomendações de segurança durante as chuvas
- Evite locais abertos como praias, campos de futebol e estacionamentos.
- Fique longe de objetos altos e isolados como árvores, postes e quiosques.
- Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica durante a chuva.
- Evite tomar banho durante a tempestade.
- Em caso de ventos fortes, tome cuidado com a queda de árvores, postes e fios.
- Não atravesse áreas alagadas ou enxurradas.
- Observe sinais de movimentação do solo se estiver em uma área de encosta, como rachaduras e árvores inclinadas.
- Caso um fio energizado caia sobre seu veículo, permaneça dentro do carro e acione o serviço de emergência.