O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a formação de uma baixa pressão no Sul do país e o deslocamento de uma frente fria por todo o Estado de São Paulo. Este sistema meteorológico irá criar condições propícias para pancadas de chuva generalizadas entre quinta-feira (11) e sábado (13).
Segundo o meteorologista Vitor Takao Suganuma, para o Litoral Norte, há previsão de acumulado de chuva que pode atingir até 100 milímetros, equivalente a 100 litros de água por metro quadrado, acompanhado por raios e rajadas de ventos intensas de até 30 quilômetros por hora.
O fenômeno deve se intensificar, principalmente, entre a tarde de sexta-feira (12) e sábado, quando o acumulado de chuva poderá ser mais significativo em um curto período de tempo. A Defesa Civil alerta para a importância da atenção às áreas mais vulneráveis, devido ao risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, além de ocorrências relacionadas a descargas elétricas e ventos fortes.
Em São Sebastião, a Defesa Civil já se encontra em estado de prontidão devido ao Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e Plano de Contingência. Na Vila Sahy, epicentro da catástrofe ocorrida em 19 de fevereiro de 2019, uma sirene está instalada para ser acionada diretamente do Centro de Operações Integradas (COI).
A população é orientada a permanecer atenta às informações oficiais e, em caso de urgência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Polícia Municipal pelo 153. A colaboração e prevenção são fundamentais diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias na região.