Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Litoral Norte de São Paulo

Segundo o alerta, há previsão de acumulado de chuva que pode atingir até 100 milímetro

Redação Band Vale

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Litoral Norte de São Paulo
Defesa Civil do Estado de São Paulo estará à disposição da população
Gilberto Marques/MCW

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a formação de uma baixa pressão no Sul do país e o deslocamento de uma frente fria por todo o Estado de São Paulo. Este sistema meteorológico irá criar condições propícias para pancadas de chuva generalizadas entre quinta-feira (11) e sábado (13).

Segundo o meteorologista Vitor Takao Suganuma, para o Litoral Norte, há previsão de acumulado de chuva que pode atingir até 100 milímetros, equivalente a 100 litros de água por metro quadrado, acompanhado por raios e rajadas de ventos intensas de até 30 quilômetros por hora.

O fenômeno deve se intensificar, principalmente, entre a tarde de sexta-feira (12) e sábado, quando o acumulado de chuva poderá ser mais significativo em um curto período de tempo. A Defesa Civil alerta para a importância da atenção às áreas mais vulneráveis, devido ao risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, além de ocorrências relacionadas a descargas elétricas e ventos fortes.

Em São Sebastião, a Defesa Civil já se encontra em estado de prontidão devido ao Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e Plano de Contingência. Na Vila Sahy, epicentro da catástrofe ocorrida em 19 de fevereiro de 2019, uma sirene está instalada para ser acionada diretamente do Centro de Operações Integradas (COI).

A população é orientada a permanecer atenta às informações oficiais e, em caso de urgência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Polícia Municipal pelo 153. A colaboração e prevenção são fundamentais diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias na região.

Mais notícias

Carregar mais