O empresário Thiago Brennand, condenado em três processos de violência contra a mulher, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como a "cadeia dos famosos" nesta quarta-feira (26).
Brennand chegou disfarçado em um carro de ambulância, vindo do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, onde estava preso desde abril de 2023, após ser extraditado dos Emirados Árabes Unidos.
A cidade de Tremembé, localizada no interior de São Paulo, tem sido destaque nas notícias devido às movimentações em seus presídios de segurança máxima. Com cerca de 51 mil habitantes, Tremembé abriga diversas penitenciárias que receberam detentos de casos de grande repercussão nacional, aumentando o interesse e a atenção voltados para o local.
Como funciona o Complexo Penitenciário de Tremembé?
As penitenciárias em Tremembé possuem características específicas e abrigam uma população prisional significativa. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Tremembé tem capacidade para 2672 presos, mas atualmente abriga 2828. A Penitenciária Tremembé I, que possui capacidade para 1278 detentos, está com uma população de 1915. Já a Penitenciária Tremembé II tem capacidade para 348 presos e atualmente conta com 297 detentos.
Além dessas unidades masculinas, Tremembé também abriga penitenciárias femininas. A Penitenciária Feminina Tremembé I tem capacidade para 373 mulheres, com uma população atual de 331. A Penitenciária Feminina Tremembé II, por sua vez, tem capacidade para 724 detentas e abriga atualmente 384.
Essas unidades prisionais são responsáveis por uma gestão complexa, abrigando detentos de casos de grande repercussão e mantendo a ordem e a segurança em meio à superlotação.
O Complexo Penitenciário de Tremembé é composto por cinco presídios, sendo eles:
- Tremembé I
- Tremembé II
- Tremembé Feminina I
- Tremembé Feminina II
- CPP de Tremembé
Essas unidades têm recebido atenção pela presença de detentos de alto perfil, como Thiago Brennand, adicionando um elemento de notoriedade à cidade e ao seu sistema prisional.
Porque os presos famosos vão para Tremembé?
A transferência de detentos para Tremembé visa garantir a segurança e a privacidade dos prisioneiros. Os procedimentos e o tratamento dos presos são os mesmos aplicados em outras unidades do estado de São Paulo, com a diferença no perfil dos detentos nessas unidades, com o intuito de prevenir conflitos.
Quem são os presos na "cadeia dos famosos"
Além de Thiago Brennand, outro detento de grande notoriedade é o ex-jogador de futebol Robinho, que está preso na Penitenciária 2 (P2) há três meses. Robinho cumpre pena de nove anos de prisão por um estupro cometido na Itália.
Fernando Sastre, empresário e motorista de um Porsche acusado de provocar um acidente fatal em São Paulo no dia 31 de março, também está preso na P2 desde maio. A lista também conta com Lindemberg Alves Fernandes, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel, em outubro de 2008. Antes de matar a adolescente, que na época tinha 15 anos, ele a fez de refém por mais de 100 horas em um apartamento na cidade de Santo André. Lindemberg foi condenado a 39 anos de prisão.
Outro preso famoso é Gil Rugai, que foi condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato do pai Luiz Carlos Rugai e da madrasta Alessandra Troitino. Eles foram mortos no bairro de Perdizes, em São Paulo, em 28 de março de 2004.
A frieza de Rugai ao receber a notícia da morte o tornou principal suspeito pelo assassinato. Outro preso famoso é Christian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão após assassinar Manfred e Marísia Richthofen, pais da ex-cunhada Suzane, em outubro de 2002.
"Detentos famosos" e seus respectivos status na P2
- Thiago Brennand: Chegou recentemente na P2 de Tremembé;
- Fernando Sastre: Continua na P2 de Tremembé;
- Robinho: Continua na P2 de Tremembé;
- Alexandre Nardoni: Já deixou a prisão;
- Cristian Cravinhos: Continua na P2 de Tremembé;
- Daniel Cravinhos: Já deixou a prisão;
- Gil Rugai: Continua na P2 de Tremembé;
- Pimenta Neves: Deixou a P2 em 2016;
- Mizael Bispo: Beneficiado com o regime aberto;
- Edinho (filho de Pelé): Saiu da prisão em 2019;
- Roger Abdelmassih: Segue cumprindo pena;
- Fabinho Fontes: Já deixou a prisão;
- Lindemberg Alves: Cumpre pena no regime semiaberto
Ronnie Lessa na P1
Apesar da P2 ser conhecida como a “Cadeia dos famosos”, o ex-policial militar Ronnie Lessa foi transferido para a Penitenciária 1 "Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra", um presídio de segurança máxima em Tremembé. Lessa, que está preso desde 2019, é acusado de participar da execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A transferência foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um pedido da defesa de Lessa.