A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) apresentou nesta quinta-feira (23) oficialmente a intenção de instalação em Taubaté na antiga área da Ford.
A intenção foi apresenta eu reunião entre a equipe técnica da CSN - Dr. Luiz Paulo Barreto, Diretor Institucional; Marília Gonçalves, Gerente Geral Tributário; Egberto Bastos, Gerente Negócios Imobiliários; Roberta Santana, Planejamento Prada Embalagens e Marília Mazon, o Prefeito de Taubaté José Saud (MDB) e o secretário Alexandre Ferri.
De acordo com o Secretário de desenvolvimento, inovação e turismo, a proposta inicial é de 1.000 empregos diretos, além do investimentos de mais de R$ 60 milhões no município.
O terreno onde funcionava a fábrica da Ford, tem cerca de um milhão de metros quadrados de área e, após a montadora fechar as portas, em 2021, foi adquirido por uma construtora de imóveis.
Segundo a Prefeitura de Taubaté, em 2022, a cidade registrou 41.563 vagas, apresentando saldo positivo por 10 meses consecutivos, de fevereiro a novembro. No exercício anterior, em 2021 foram registradas 35.793 e saldo positivo de 4.832 novos empregos gerados no município.
Em novembro do ano passado, o jornalismo da Band Vale divulgou com exclusividade a possibilidade da instalação da CSN no espaço.
A Band Vale entrou em contato com a Prefeitura e aguarda mais detalhes sobre a reunião desta quinta-feira (23).
Fechamento da Ford em Taubaté
A Ford anunciou no dia 11 de janeiro de 2021 que encerraria as operações no Brasil, com fechamento das fábricas de Taubaté e de Camaçari, na Bahia. A planta em Taubaté contava com cerca de 800 trabalhadores.