Cerca de 600 metros de cabos e parte dos trilhos foram furtados em um trecho da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), no bairro Piracuama, zona rural de Pindamonhangaba. O crime teria acontecido no último sábado, 8.
A linha férrea liga os bairros da região do Piracuama ao centro da cidade, e costumeiramente é utilizada para o transporte de passageiros, como uma alternativa ao transporte público.
De acordo com a administração da EFCJ, as equipes de manutenção já trabalham para restabelecer a circulação da linha e normalizar o atendimento. Esses trabalhos devem durar cerca de 20 dias. A orientação é que os moradores do Piracuma utilizem as linhas de ônibus para se deslocarem da região para o centro da cidade.
Por meio de nota, a EFCJ lamenta que a atitude criminosa de vândalos comprometa a locomoção dos passageiros que precisam do transporte público e já acionou as autoridades policiais para apurar as ocorrências.
Uma reunião entre os representantes da Estrada de Ferro Campos do Jordão e a Polícia Militar está prevista para acontecer na tarde desta terça-feira, 11, para discutir as ações de segurança na região.