Criança de um ano é salva por GCM após se engasgar em Caraguatatuba

Após os primeiros socorros, ela foi encaminhada ao UPA-SUL para receber cuidados médicos, permanecendo em observação

Redação Band Vale

Criança de um ano é salva por GCM após se engasgar em Caraguatatuba
Arquivo pessoal

Uma criança de um ano foi salva por um integrante da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, na tarde de quinta-feira (27), após se engasgar

Durante a ronda escolar nas imediações da C.E.I. Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim, região Sul da cidade, a equipe da GCM foi chamada pelos pais de uma criança na rua Clemente Gomes Ferreira.

Os GCMs encontraram a criança engasgada e desacordada, momento em que um dos integrantes da corporação iniciou a Manobra de Heimlich (tração abdominal), conseguindo desengasgar a criança. 

O GCM Wagner Freitas foi o primeiro a socorrer. Ele conta que fez a Manobra de Heimlich por quatro minutos. “Quando descemos da viatura, agi espontaneamente, colocando em prática tudo o que aprendemos no curso de primeiros-socorros, mas por dentro, rezava pedindo a Deus que salvasse aquela criança. Quando vi que ela começou a reagir, colocamos o menino na viatura, onde meu colega continuou o procedimento e seguimos para a UPA. Só agradeço à Deus por nos ter possibilitado salvar essa criança”.

O GCM Igor Almeida conta que “durante a ronda escolar, a equipe se deparou com um pai desesperado que parou nossa viatura e colocou seu filho em nossas mãos”. Segundo Almeida, as manobras que fizeram foram aprendidas no curso realizado em São José dos Campos. “Aprendemos muito mesmo!”, constata ele. “Foi a caminho da UPA que a criança começou a reagir e chorar. Foi então que percebi que ela estava bem. É uma sensação muito gratificante. Salvar uma vida é inacreditável” 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.