Criança de dois anos morre vítima de meningite em São José dos Campos

Prefeitura alega que a vítima apresentou quadro de pneumonia evoluindo para septicemia

Por Matheus Agostinho

A Prefeitura se solidariza com a família da criança
Claudio Vieira/PMSJC

Uma criança de dois anos e oito meses morreu vítima de meningite nesta quinta-feira (02), em São José dos Campos.

A informação foi publicada nas redes sociais da mãe da criança. “A meningite te levou de mim mas Deus te recolheu, ele recolheu sua ovelha que tanto sofria”, pulicou a moça.

Reprodução/ Redes Sociais

A Prefeitura de São José dos Campos confirmou que a criança apresentou quadro de pneumonia evoluindo para septicemia que provocou alterações nas meninges. O município também informou que o quadro apresentado pela criança não requer ação preventiva junto aos comunicantes familiares ou à escola.

A secretaria de saúde afirma que este caso não tem relação com o caso de meningite registrado há cerca de dois meses com outra criança da mesma unidade de ensino, que apresentou outro tipo da doença e recebeu alta médica.

O velório foi na tarde desta quinta-feira (02) no Velório Municipal Paraíso, em São José dos Campos. O sepultamento foi no Cemitério Municipal Colônia Paraíso, às 16h30, também na quinta-feira.

Casos de Meningite

Em março deste ano, uma criança de quatro anos de idade morreu em decorrência de uma infecção por meningite, também em São José dos Campos. O tipo de meningite que acometeu a vítima não foi informado.

No mesmo mês, a cidade também registrou uma outra criança de quatro anos internada na UTI com diagnóstico de meningocócica neisseria B.

Essa foi a segunda morte em decorrência de meningite na cidade em 2022. No ano de 2021 a cidade contabilizou quatro óbitos, todos idosos, e 37 casos positivos para a doença, sendo dos tipos: um meningocócica, um bacteriana, 11 não especifica, 17 viral, três de outra etiologia e quatro meningite por pneumococo.

Sintomas

Entre os sintomas da meningite estão febre alta repentina, dor de cabeça aguda, pescoço rígido, vômitos, náuseas, confusão mental, convulsões, sonolência, falta de apetite, dificuldade de concentração e em alguns casos manchas na pele.

A doença é transmitida de uma pessoa para outra, por meio das vias respiratórias (fala, tosse, espirro e beijo).

Vacinação

  • Meningite por haemophilus: aplicada em três doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade, com a vacina contra a difteria, tétano e coqueluche)
  • BCG: protege contra as formas graves de tuberculose, incluindo meningite: aplicada no 1º mês de vida da criança

As vacinas contra a meningite estão disponíveis nas unidades básicas de saúde da cidade.

As demais são destinadas somente para as pessoas que têm mais risco de contrair a doença e de forma mais grave. Neste caso, a solicitação deve ser feita em receituário médico, que é encaminhado para aprovação e liberação estadual.

Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de São José dos Campos (clique aqui).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.