Na manhã desta quarta-feira (15), o Comandante do 5° batalhão de caçadores, Tenente Coronel PM Ricardo Ivo Gobbo, recebeu do Presidente da câmara municipal de São Luiz do Paraitinga, vereador Arildo Lenzi da Fonseca Júnior, uma moção de parabenização e reconhecimento, por todo trabalho realizado no comando do batalhão e principalmente no município.
Acompanharam a entrega, o coordenador operacional interino, Capitão Mathias, o Capitão PM Prudêncio, Comandante da 5° companhia e o 1° Sargento PM Dias, Comandante do GP de São Luiz.
O Comandante agradeceu a homenagem e afirmou que a instituição sempre estará à disposição da comunidade.
Sobre o 5º Batalhão de Caçadores
O 5° BPM/I General Salgado é uma unidade com 125 anos de existência, com participações importantes e históricas como a revolução constitucionalista de 1932 e outras existentes nos livros e registros. A unidade possuía o nome de 5° Batalhão de Caçadores na época em que a Polícia Militar ainda era a Força Pública de São Paulo.
Em 1970 a Força Pública e Guarda Civil Metropolitana se uniram e formaram a atual Polícia Militar do Estado de São Paulo. E foram desde então, ocorrendo várias mudanças nos nome das unidades. Como é o caso do 5° Batalhão de Caçadores que passou a chamar 5° BPM/I “ General Salgado”.
Entretanto, um norma interna da Instituição, permite às unidades Centenárias utilizarem um brasão alusivo ao centenário e que represente a sua história, podendo, também mencionar publicamente seu antigo nome, para manter vivas as marcantes páginas escritas por homens e mulheres que por a já passaram por lá e cumpriram o seu dever.