Os trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo em Jacareí, estão com as atividades suspensas desde a última sexta-feira (3). Segundo o Sindicato dos Condutores, a paralisação se deve pela falta de pagamento do vale-refeição.
A greve foi tema de uma reunião realizada no último sábado (4), que contou com a participação do prefeito de Jacareí, representantes do Sindicato, e dos vereadores Gabriel Belém e Paulinho dos Condutores.
Ainda de acordo com o Sindicado, durante o encontro, o prefeito se comprometeu a intensificar a fiscalização sobre a empresa responsável pelo serviço, mas descartou repasses financeiros do município para cobrir a inadimplência. O retorno da coleta só deve ocorrer após a regularização do pagamento aos trabalhadores.
Uma nova reunião entre a Prefeitura e o Sindicato está marcada para terça-feira (7), às 10h, para discutir, além do vale-refeição, o vencimento salarial do dia 5, que também preocupa a categoria.
O sindicato organizará uma assembleia com os trabalhadores nesta segunda-feira para definir os próximos passos do movimento.
Em nota, a Prefeitura de Jacareí informou que realizou ações emergenciais no final de semana, principalmente em feiras-livres, onde o volume de lixo acumulado foi maior. A administração municipal também afirmou ainda que há expectativa de retomada da coleta nesta segunda-feira.