Clínica-escola Unifatea faz plantão de atendimento gratuito a para população neste sábado

Atividade acontece das 9h às 14h, e os pacientes serão atendidos por professores especialistas na área, e acadêmicos do curso de Enfermagem

Unifatea

Clínica-escola Unifatea faz plantão de atendimento gratuito a para população neste sábado
Clínica Escola Clínica Escola Unifatea
Imagem/ Clínica Escola Unifatea

No próximo sábado (23), a Clínica Escola Unifatea – Irmã Irene Augusto, fará um plantão especial gratuito de atendimento à população. O atendimento será por ordem de chegada, e não é preciso fazer agendamento prévio.

A atividade acontece das 9h às 14h, e os pacientes serão atendidos por professores especialistas na área, e acadêmicos do curso de Enfermagem.

Na oportunidade serão feitas triagem, avaliação e orientação para pacientes com lesão, estomia e incontinência fecal e urinária.

“Nosso objetivo é que a população geral seja atendida em nosso espaço. Tudo de forma gratuita. A partir disso, o paciente já sai com um diagnóstico dos encaminhamentos da ferida para tratamento”, explicou a vice-reitora, Irmã Zenilde Fontes.

A atividade conta com apoio da Aramed Comercial Hospitalar, fornecedora de materiais da Estomaterapia (Estomias, Incontinência/Retenção Urinária e Feridas).

Clínia-escola - Inaugurada em 2004 no chamado “Ambulatório de Enfermagem”, a Clínica- escola Irmã Irene Augusto, projeto do Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea, registra mais de 40 mil atendimentos de saúde nos seus mais de 16 anos de atendimento.

Os pacientes acorrem ao espaço das mais diversas cidades do Vale do Paraíba e até fora dele. Cidades como Aparecida, Guaratinguetá, Potim, Roseira, Cachoeira Paulista, Canas, Piquete, Lagoinha, Cunha, Silveiras e até de Sorocaba e São Paulo têm registros de atendidos no espaço.

A expansão dos atendimentos, se dá em virtude da especialidade do espaços: a estomaterapia.

Trata-se do processo de curativos especializados que progridem sua cicatrização em até 80% do tempo de cicatrização em cuidados normais dos atendidos. Entre eles estão: lesão vascular, Lesão arterial, Lesão mista, Pé diabético , Amputações, Skin Tears, Incisões cirúrgicas, Dermatites, incontinência fecal e urinária, entre outras.

O processo possui uma especificidade que poucos locais de atendimento públicos oferecem, e que em meios particulares são considerados de alto custo. A grande maioria dos atendidos, são pacientes idosos e de grande vulnerabilidade social. 

Parceria entre Band Vale e Unifatea

Essa matéria foi escrita por alunos da Unifatea, em uma parceria com a Band Vale. O objetivo da parceira é permitir que os alunos produzam reportagens e tragam mais visibilidade para região do Vale Histórico, por meio de conteúdos jornalísticos.

Mais notícias

Carregar mais