De acordo com o último alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, as chuvas intensas no Litoral Norte vão até o sábado (27). Desde a noite de quarta-feira (24), as condições climáticas adversas têm causado estragos significativos, resultando em famílias desabrigadas e desalojadas.
A chuva que atingiu o Litoral Norte na noite de quarta-feira provocou danos consideráveis, deixando famílias sem moradia e aumentando os riscos de alagamentos e deslizamentos nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. A Defesa Civil do Estado está monitorando continuamente todas as áreas afetadas por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Além disso, a equipe está oferecendo apoio e suporte aos municípios impactados, visando mitigar os danos causados pelas chuvas intensas.
A população local é orientada a seguir as recomendações da Defesa Civil, evitando áreas de risco e tomando medidas preventivas diante das condições climáticas adversas.
Registros da Defesa Civil
São Sebastião
No município de São Sebastião, por volta das 20h, chuva grande intensidade atingiu a região, ocasionando pontos de alagamento. Segundo a A Defesa Civil Municipal, nos bairros Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Camburí e Boracéia, tiveram pontos de alagamento temporários. A Defesa Civil Municipal por meio do Centro de Operações Integrados do município, acionou o Sistema de Alarme Remoto (SISAR), por volta das 20h. O abrigo localizado na Avenida Adelino Tavares, 301 – Vila Sahy, foi mobilizado para acolher os munícipes que se encontravam nas áreas de risco e quatro pessoas pernoitaram no local. Equipes da Defesa Civil Municipal permanecem em campo prestando apoio aos munícipes afetados e efetuando a limpeza das áreas atingidas. Não houve vítimas.
Ubatuba
Em Ubatuba, foram registradas ocorrências durante a noite, como vias alagadas, queda de arvores e com alguns desalojados, porém equipe da Defesa Civil municipal ainda estão a campo para contabilizar possíveis danos.
Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, devido às chuvas e ventos que atingiram o município durante a noite, houve chamados para quedas de árvores em vias públicas e pontos de alagamentos resultando em munícipes desabrigados que estão sendo assistidos pela equipe da Defesa Civil do Município, porém ainda levantado dados.