Chuva intensa deixa famílias desabrigadas no Litoral Norte

Há registro de desalojados e desabrigados em Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião

Redação Band Vale

Chuva intensa deixa famílias desabrigadas no Litoral Norte
Reprodução/ unidos por Caraguá

A chuva que atingiu o Litoral Norte na noite desta quarta-feira (24) provocou estragos e deixou famílias desabrigadas e desalojadas. Há registros de alagamentos e riscos de deslizamentos em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

Caraguatatuba

Uma família com nove pessoas e um cachorro foram removidas de uma residência no bairro Martim de Sá para a casa de parentes. E outra família com duas pessoas e um cachorro foram removidas do bairro Golfinhos também para casa de parentes.

De acordo com a Defesa Civil de Caraguatatuba, o acumulado de chuva chegou a 155 milímetros nas últimas 12 horas, com grandes volumes nos bairros Jetuba, Massaguaçu, Tabatinga e Porto Novo. O volume registrado somente em 12 horas ultrapassou o que era previsto para três dias.

O volume de água também alagou parte das Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo e Casa Branca. Ainda foi registrado queda de quatro árvores, sendo uma em rede elétrica e duas em vias públicas.

Ubatuba

De acordo com a Defesa Civil de Ubatuba, as áreas onde há maior risco de ocorrências são os bairros Perequê-Mirim, Pedreira, Vale do Sol, Bela Vista e Araribá. A média de chuva acumulada na cidade nas últimas 96 horas foi de 162 mm e, por isso, a cidade está em estado de alerta.

A Prefeitura de Ubatuba informou que a chuva deixou 16 pessoas desabrigadas e sete desalojados Atualmente, cinco famílias estão abrigadas na EM Anchieta e outras duas famílias foram encaminhadas para a casa de parentes

São Sebastião 

Na noite desta quarta-feira (24), agentes da Defesa Civil removeram três famílias compostas por oito pessoas, sendo quatro crianças e uma deficiente visual, das casas onde residem, no bairro Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul do município. Por risco de escorregamento de terra, o local é monitorado pelos agentes de segurança.

Segundo a Defesa Civil Municipal, os bairros Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Camburí e Boracéia, tiveram pontos de alagamentos temporários.

Pela primeira vez, desde que foi instalada no final de 2023, a sirene de evacuação foi acionada para que os moradores saíssem de suas casas em direção ao ponto de abrigo. A Prefeitura abriu a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus para receber os moradores até a chuva parar ou as águas das ruas baixarem. Quatro pessoas pernoitaram no local.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.