Começou nesta quarta-feira (21) e segue até o mês de março do ano que vem, o verão. Estação que é marcada pelas altas temperaturas e pelas chuvas volumosas.
Para que você possa aproveitar ao máximo o calor, indo para praias e piscinas, o Portal Band Vale preparou uma lista de cuidados necessários para essa época do ano.
Cuidados com o sol
Usar protetor solar de no mínimo fator 30, chapéus, óculos de proteção UV e evitar a exposição excessiva são medidas primordiais para a prevenção do câncer de pele.
Outro ponto que deve ser levado em consideração para evitar a doença é manter uma alimentação saudável, repor a vitamina D, usar roupas com proteção UVA e UVB, aumentar a hidratação com água e água de coco.
Cuidados com as crianças
Os cuidados com as crianças nesse período do ano devem ser redobrados pela maior exposição a ambientes externos e ao sol no verão.
As crianças maiores de seis meses devem usar filtro solar, com reaplicações frequentes ao longo do dia. Para os bebês de menos de seis meses, que não podem usar filtro solar, devem ser protegidos da exposição ao sol com roupas e chapéus, de preferência com proteção UV.
Picadas de inseto
Outro cuidado indicado para essa época do ano é prevenir as picadas de insetos, que começam a aparecer em maior quantidade pelo clima. As picadas podem desencadear reações alérgicas e infecções na pele. Por isso, é importante passar repelente. Para os menores de seis meses, é necessário recorrer à proteção por barreira.
Cuidados com as chuvas
Nesse fim de ano o fenômeno ‘LÁ NINHA’ passará pela nossa região, provocando tempestades e ventanias. Em função disso, a Defesa Civil de São Paulo está reforçando os mecanismos de monitoramento.
A RMVale tem vários pontos de atenção para deslizamentos de terras e alagamentos, com moradias localizadas em áreas de encostas na Serra de Mantiqueira e Litoral Norte. Além do monitoramento ativo das equipes, a Defesa Civil também mantem a população informada através de alertas por SMS e aplicativos.
Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
Cuidados com os Pets
Assim como os menores, os pets também devem contar com cuidados especiais durante todo o verão. Os cães apresentam uma temperatura corporal mais elevada que os humanos, entre 38,2ºC e 39,1ºC, e transpiram muito pouco pelas patas. A liberação do calor ocorre principalmente pela respiração, fazendo com que fiquem mais ofegantes.
É preciso fornecer ambiente e recursos adequados para o pet se refrescar. O ar-condicionado é uma boa opção, assim como os ventiladores.
A desidratação também é um problema para os pets, sendo um dos principais riscos nessa época do ano. Por isso, é importante manter um pote de água sempre cheio para o "amiguinho" se hidratar.