Caso Porsche: Fernando Sastre, preso em Tremembé (SP), vai a júri popular

Decisão foi publicada neste sábado (28) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

Redação Band Vale

Caso Porsche: Fernando Sastre, preso em Tremembé (SP), vai a júri popular
Reprodução/Band

Fernando Sastre Filho, que está preso na P2 de Tremembé pela morte de um motorista de aplicativo em um acidente de trânsito, vai a júri popular. A decisão foi publicada neste sábado (28), pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que ainda manteve a prisão do motorista da Porsche. 

Sastre foi o responsável pela morte de Ornaldo da Silva Viana no bairro Tatuapé, na zona leste da capital paulista. Ele conduzia o Porsche, um carro de luxo, a mais de 150 quilômetros por hora em uma avenida em que a máxima é de 50.

Sastre perdeu o controle e atingiu em cheio o carro do motorista por aplicativo. Segundo o Ministério Público, ele estava embriagado no momento do acidente, mas isso não chegou a ser comprovado porque a polícia não fez o teste do bafômetro.

+ Além disso, ele se apresentou dias depois à delegacia, o que impossibilitou o exame de alcoolemia. O motorista da Porsche responde pelos crimes de homicídio com doloso eventual, quando se assume o risco, e lesão corporal gravíssima ao volante.

A Justiça de São Paulo ainda vai marcar a data do julgamento a júri popular.

Transferência para P2 de Tremembé

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho foi transferido em maio deste ano para a Penitenciária 2 de Tremembé. De acordo com os procedimentos da unidade prisional, Sastre foi colocado sozinho em uma cela de cerca de oito metros quadrados, onde passará o período de inclusão. Depois de dez dias ele deve ter contato com os outros detentos da unidade.

O motorista da Porsche estava detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos. Sua transferência foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou o habeas corpus para o réu e concordou que ele vá para um presídio mais seguro. A P2 foi sugestão dos advogados do motorista.

“Cadeia dos famosos”

Sastre está preso na P2 de Tremembé (SP), conhecida como a “Cadeia dos Famosos”. A penitenciária é conhecida nacionalmente por abrigar detento de casos de grande repercussão, como Robinho, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves (Veja mais sobre o crime de cada um deles abaixo)

A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social. A unidade tem capacidade para mais de 390 presos entre o regime semiaberto e fechado. Construída em 1948, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado passou por uma reestruturação significativa após uma rebelião em 2000, que resultou na destruição parcial de suas instalações. 

Desde 2002, tornou-se destino para os denominados "presos especiais". Em reconhecimento à sua gestão exemplar, a penitenciária recebeu o prêmio de "Modelo de Gestão Penitenciária" em 2003. A capacidade da penitenciária é projetada para acomodar até oito presos por cela, sem enfrentar problemas de superlotação. Ademais, há nove celas individuais disponíveis. 

Oferecendo oportunidades de trabalho e educação, os detentos têm acesso a uma variedade de atividades produtivas, como a participação em uma oficina de reforma de carteiras escolares, uma fábrica de fechaduras, uma unidade de produção de pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, e uma oficina de artesanato. Além disso, são oferecidas aulas de teatro e grupos de leitura, visando à reabilitação dos detentos e à remição de suas penas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.