Para celebrar o Mês da Consciência Negra, Caraguatatuba conta com uma programação especial em diversos locais da cidade.
No MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, as galerias Carelli I e II e a Galeria de Acesso ganham novas exposições: a Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’, proposta pela Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da FUNDACC, que terá parte de suas obras também expostas no espaço Paulo Mott; a Exposição ‘Cultura Afro’ em parceria com a Fundação Cultural José Maria de Abreu de Jacareí, mais a exposição ‘Orgulho Negro’, com trabalhos de arte dos alunos da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior, que também contará com parte de suas obras em exibição da sede da Fundação.
A visitação às exposições é gratuita e ocorre até o dia 3 de dezembro. No MACC, o horário de visita é das 10h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 12h às 17h, aos sábados e feriados. A sede da Fundação tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já o espaço Paulo Mott estará aberto de quinta a domingo, das 16h às 22h.
Em paralelo, a Videoteca Lúcio Braun recebe sessões especiais do projeto Cine Clube, cinema gratuito promovido aos sábados pela Prefeitura, por meio da FUNDACC.
No dia 12, a videoteca recebe a sessão da cinebiografia ‘Selma – Uma Luta pela Igualdade’, que acompanha as históricas marchas realizadas pelo pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr (David Oyelowo) e manifestantes pacifistas em 1965.
Dia 19 é a vez de ‘Estrelas Além do Tempo’, que retrata um trio de brilhantes mulheres negras que trabalham na NASA. Elas são parte vital de uma das maiores operações espaciais da História. Além dos desafios do cosmos, elas tiveram de enfrentar o racismo e a intolerância; e no dia 26 de novembro, a videoteca recebe a sessão de ‘Harriet’, que conta a história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois que ela mesma tivesse conseguido escapar da escravidão, no ano de 1849.
Vale ressaltar que todas as sessões ocorrem às 20h e que é recomendado chegar ao local com antecedência para garantir a poltrona.
Já no Auditório Maristela de Oliveira, no dia 16, será realizado o ‘Negritude Caiçara’, projeto que consiste no empoderamento através da arte, com desfile de belezas negras, palestra, declamação de poema, apresentação de dança e muito mais. O evento ocorre das 9h às 12h, é gratuito e tem vagas limitadas, por isso, é necessário entrar em contato pelo número (12) 3897-5660, para garantir a participação.
E no penúltimo domingo do mês, dia 20, data em que se é celebrada a Consciência Negra, Caraguatatuba recebe o XXVI Kizomba. O evento será realizado das 11h às 21h, na Praça do Caiçara, em anexo ao MACC.
Com organização da ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, apoio da Prefeitura, por meio da FUNDACC, o evento tem como intuito valorizar, promover e celebrar a cultura africana através de uma programação especial, com o Ato Ecumênico, a Caminhada de Zumbi dos Palmares, além de comidas típicas e muitas outras atividades culturais.
Também no Auditório Maristela de Oliveira, dia 21, das 13h às 17h, será realizado o 1º Africanize-se, evento de fortalecimento e valorização da cultura negra, promovido pela ativista Pamela dos Santos. O encontro contará ainda com exposição e performance artística, roda de conversa, apresentação musical e muito mais.
Os ingressos para o evento podem ser adquiridos por R$10 pelo Instagram: @espaco_afriicanize ou pelo número: (12) 9 8856-4216.
Encerrando a programação do Mês da Consciência Negra e em celebração do Mês do Músico, também no dia 26, das 15h às 18h, a Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), no Centro, recebe o 1º RAP em Ação, batalha de rimas, com a presença dos músicos Mano Azul, Mayara Nascimento, Ruty Helen, DJ Pipoo, Tio Lukkaão, Mano MG, Ricardo MC e Rapper Maicon.
Mais informações sobre a programação podem ser adquiridas pelo site oficial da FUNDACC (https://fundacc.sp.gov.br/) ou nas redes sociais, Instagram e Facebook, @fundacc.