Caraguatatuba continua em estado de alerta para infestação do mosquito da dengue

Se comparado com a última ADL houve um aumento quando registrou 1,7% no mês de abril

Redação Band Vale

Caraguatatuba continua em estado de alerta para infestação do mosquito da dengue
Divulgação/ PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou a terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano. O índice obtido foi de 2,2% para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, mantendo o município em estado de alerta.

Durante o mês de julho foram vistoriados 2.324 imóveis em todo município. Se comparado com a última ADL houve um aumento quando registrou 1,7% no mês de abril.

Segundo o CCZ, a área ‘6’ que contempla os bairros: Pegorelli, Travessão, Perequê-Mirim e Barranco Alto registrou ADL mais alta com taxa de 2,98% ainda em alerta. Os trabalhos de aplicação de inseticida (bloqueio mecânico) estão sendo intensificados nesta região.

Segundo o Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório e acima de 4,0% é considerado alto risco.

A ADL é uma ação onde os agentes do CCZ vistoriam imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue nos bairros. A partir disso é possível ter um panorama da situação no município. Durante o ano são realizadas quatro avaliações, a próxima será no mês de outubro.

Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade registrou até o momento, 492 casos positivos de dengue e nenhum óbito. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.