Capela das Velas: espaço para preces e agradecimentos no Santuário Nacional

Decoração do local é inspirada na passagem bíblica da Sarça Ardente

Redação Band Vale

Um dos locais mais visitados no Santuário Nacional, a Capela das Velas tem movimento intenso nesta quarta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. Descubra quando o local foi construído e qual a sua importância para os fieis e devotos. 

O espaço foi construído na década de 70 e é destinado para que os romeiros acendam a sua vela, façam a sua prece, promessas e agradecimento à Padroeira do Brasil. 

Galeria de Fotos

Sala de velas na Basílica de NS Aparecida
1/5

Movimentação sala de velasLuiz Eugênio Silva
Movimentação sala de velasLuiz Eugênio Silva
Movimentação sala de velasLuiz Eugênio Silva
Movimentação sala de velasLuiz Eugênio Silva
Movimentação de fiéis na sala de velasLuiz Eugênio Silva

A decoração do local é inspirada na passagem bíblica da Sarça Ardente, momento em que Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão. 

Na Capela, um grande número de fieis acende as suas velas e, por isso, o local foi adaptado com um filtro para absorver a poluição causada pela queima da parafina e receber os cerca de 10 quilos de cera, por semana. 

No mês de outubro, com o aumento no número de visitas, a quantidade de cera chega a 20 quilos. Todo esse material é derretido e seco por aproximadamente 5 horas, em seguida, essa parafina é quebrada com picaretas, ensacada, pesada e separada para reciclagem. O espaço fica localizado à esquerda da Porta Santa e conta com uma cruz do artista sacro Cláudio Pastro, desde 2004. 

Confira a programação completa da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)

00h às 4h30 I Vigília Mariana
4h50 I Alvorada
5h I Missa  

7h I Missa 

9h I Missa Solene  

12h I Toque dos Sinos
12h I Missa das crianças 

14h I Missa 

15h I Consagração Solene (Basílica Histórica) 

16h I Missa 

18h I Ângelus e Procissão Solene (Basílica Histórica) 

19h15 I Missa de Encerramento (Altar Central) 

Após a Missa: Show Pirotécnico

Onde assistir à celebração

As celebrações da Festa da Padroeira 2022 serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo (a12.com/aparecidaaovivo), Aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.