Um dos locais mais visitados no Santuário Nacional, a Capela das Velas tem movimento intenso nesta quarta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. Descubra quando o local foi construído e qual a sua importância para os fieis e devotos.
O espaço foi construído na década de 70 e é destinado para que os romeiros acendam a sua vela, façam a sua prece, promessas e agradecimento à Padroeira do Brasil.
A decoração do local é inspirada na passagem bíblica da Sarça Ardente, momento em que Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão.
Na Capela, um grande número de fieis acende as suas velas e, por isso, o local foi adaptado com um filtro para absorver a poluição causada pela queima da parafina e receber os cerca de 10 quilos de cera, por semana.
No mês de outubro, com o aumento no número de visitas, a quantidade de cera chega a 20 quilos. Todo esse material é derretido e seco por aproximadamente 5 horas, em seguida, essa parafina é quebrada com picaretas, ensacada, pesada e separada para reciclagem. O espaço fica localizado à esquerda da Porta Santa e conta com uma cruz do artista sacro Cláudio Pastro, desde 2004.
Confira a programação completa da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.
Solenidade de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)
00h às 4h30 I Vigília Mariana
4h50 I Alvorada
5h I Missa
7h I Missa
9h I Missa Solene
12h I Toque dos Sinos
12h I Missa das crianças
14h I Missa
15h I Consagração Solene (Basílica Histórica)
16h I Missa
18h I Ângelus e Procissão Solene (Basílica Histórica)
19h15 I Missa de Encerramento (Altar Central)
Após a Missa: Show Pirotécnico
Onde assistir à celebração
As celebrações da Festa da Padroeira 2022 serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo (a12.com/aparecidaaovivo), Aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).