A candidata à Prefeitura de Taubaté, Loreny (Solidariedade), denunciou nesta sexta-feira (16) -- data que marca o início da Campanha Eleitoral -- uma notícia-crime na Polícia Federal, em São José dos Campos. A candidata aponta que teve uma foto modificada nas redes sociais, na qual aparece nua.
“Infelizmente em poucas horas de campanha já começou o absurdo da violência contra a mulher. Eu tenho pai, apesar de não estar aqui fisicamente, eu tenho mãe, eu tenho marido, tenho família, e é um absurdo alterar a foto das pessoas e tentar diminuir uma mulher deixando ela sem roupa”, disse a candidata em vídeo.
Na notícia-crime, a defesa da candidata aponta que ela foi vítima do crime de assédio, humilhação ou perseguição de um candidato, previsto no código eleitoral. A autoria da montagem ainda é desconhecida.
A Polícia Federal foi procurada, mas ainda não retornou aos questionamentos da reportagem sobre o andamento da investigação.
Acusação de Beto Mostarda
Em resposta à acusação feita por Loreny durante a sabatina na TV Band Vale, o candidato a vice-prefeito, Beto Mostarda, emitiu uma nota oficial, classificando a alegação de que estaria sendo investigado pela Polícia Federal como "absurda".
Ele afirmou já ter tomado medidas legais, registrando um boletim de ocorrência e acionando sua equipe jurídica para apurar a situação. Confira a nota completa:
"Na tarde desta quarta-feira, durante uma ação de campanha, fomos surpreendidos com uma falsa acusação direcionada ao candidato a vice-prefeito, Beto Mostarda. A acusação vinda de uma adversária política, divulgada ao vivo durante uma sabatina na TV Band Vale, anuncia que o candidato está sendo investigado pela Polícia Federal por compartilhamento de crimes na internet.
Minha história de vida fala por si só. Sou casado há 23 anos, pai de 6 filhos e tenho 30 anos de carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ao longo desse tempo, sempre mantive uma conduta baseada na honra, dignidade e respeito. Jamais compactuaria com tamanha canalhice. Essa acusação é absurda e vil, e não hesitarei em lutar até o fim para provar minha inocência.
Estou tomando medidas imediatas para defender minha honra. Já fiz um boletim de ocorrência e o nosso jurídico foi acionado para apurar essa situação diretamente com a Polícia Federal. Não imaginava que pudessem chegar a este nível de baixeza na política. Minha resposta contra esses criminosos será através da lei. É uma questão de honra provar minha inocência e garantir que os responsáveis por essa manipulação política sejam penalizados.
Quero reiterar que sou completamente contra a divulgação de fake news e qualquer tentativa de denegrir a imagem de quem quer que seja. Respeito profundamente as mulheres, e isso se reflete na escolha de uma candidata mulher para liderar nossa chapa. Não permitirei que minha trajetória e meus valores sejam manchados por um jogo sujo e desonesto."