Começa nesta sexta (2) a Campanha Nacional do “Dezembro Vermelho”, que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com HIV e portadoras de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Em São José dos Campos, a Prefeitura programou ações de orientação sobre saúde até o dia 11, a ser realizadas nos abrigos municipais, no Parque da Cidade e Centro da Juventude.
A iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças e informar sobre as formas de apoio e tratamento.
Durante as atividades, os interessados poderão fazer o teste rápido de HIV e sífilis e receber preservativos.
Geralmente o teste rápido demora em torno de 20 minutos. Dependendo do resultado, pode se estender por mais tempo no pós-aconselhamento. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral, antibióticos, antifúngicos), que são inteiramente gratuitos.
De janeiro a outubro foram diagnosticados 142 casos novos de HIV/AIDS em São José. Desse número, 89 pacientes já manifestaram os sintomas da doença e 53 são soropositivos para o HIV. Todos são acompanhados pelo CRMI.
Serviço
- Dia 2, das 7h às 11h – Abrigo Ebenezer (Serrote)
- Dia 3, das 10h às 16h – Parque da Cidade (Pavilhão Gaivota)
- Dia 5, das 7h às 11h – Abrigo Tesouro (Vila Tesouro)
- Dia 6, das 7h às 11h – Abrigo Boas Novas (Majestic)
- Dia 7, das 7h às 11h – Abrigo Nova Esperança (Torrão de Ouro)
- Dia 8, das 7h às 11h – Abrigo Centro (Centro)
- Dia 9, das 7h às 11h – Abrigo Centro (Santana)
- Dia 11, das 14h às 19h – Centro da Juventude (Jardim América), durante o Conexão Juventude.