A bancada feminina da Câmara Municipal de São José dos Campos promove, nesta terça-feira (07), após a sessão ordinária que terá início às 16h30, o encontro “Do luto à luta - basta de feminicídio”, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
A convite das vereadoras Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (PSDB) e Juliana Fraga (PT), participarão duas advogadas, Larissa Seixas e Fabiana Amaral, que atuam no atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade, além dos pais de duas mulheres vítimas de feminicídio de São José que falarão da luta por justiça e reconstrução familiar.
Os dois casos de assassinato tiveram repercussão nacional. Um deles é o da manicure Diane Cristina, de 27 anos, morta com mais de 30 facadas pelo ex-companheiro enquanto os 3 filhos dormiam, em março de 2021. O outro foi o da professora Priscila Gonçalves Almeida da Silva, de 28 anos, que teve o corpo todo carbonizado e foi encontrada dentro de um carro em São Paulo, em 2020.
Ambos os crimes foram cometidos pelos ex-companheiros, julgados recentemente e os culpados condenados. Uma proposta em debate é a ampliação da pena para feminicídio cometido na presença dos filhos.
O evento é aberto ao público e será transmitido pela TV Câmara nos canais 12.3, 7 da Net e 9 da Vivo, pelo site institucional e Youtube. Diante deste cenário, as vereadoras querem dar destaque a esse assunto como forma de levar informações, mostrar a realidade, incentivar a denúncia, prevenir e combater a violência contra a mulher.