Câmara de Jacareí aprova polêmico projeto de regulamentação das adegas

Projeto foi aprovado por sete votos favoráveis, três abstenções e dois votos contrários

Redação Band Vale

Câmara de Jacareí aprova polêmico projeto de regulamentação das adegas
Rauston Naves/Vale Urgente

A Câmara de Jacareí aprovou o projeto que regulamenta o funcionamento de adegas no município em sessão na manhã desta quinta-feira (9). As informações são da repórter Thais Leite, da TV Band Vale.

De acordo com a lei aprovada, as adegas podem funcionar das 8h às 22h. Após esse período, elas podem atuar apenas por delivery. 

O projeto original gerou polêmica por obrigar os estabelecimentos a coibirem o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos a até 100 metros do ponto de venda. Caso isso acontecesse, os donos seriam multados. Este trecho, no entanto, passou por mudanças (veja abaixo).

Outro trecho polêmico é a obrigatoriedade da adega manter um sistema de gravação em vídeo dos movimentos da portaria. Este ponto também foi excluído.

A multa em caso de descumprimento é de aproximadamente R$ 3,6 mil, interdição em caso de três reincidência, cassação do Alvará de Funcionamento após a interdição e havendo quarta reincidência e proibição de renovação da licença em casos de cassação nos últimos cinco anos.

EMENDA

O projeto passou por mudanças com relação ao texto original. Uma emenda aprovada pelos vereadores fez alterações quanto ao consumo de bebidas em locais públicos. O projeto de lei fica da seguinte forma quanto ao local de consumo de bebidas alcoólicas:

  • As adegas deverão empenhar-se na coibição do consumo de bebidas alcoólicas em seus estabelecimentos e nas respectivas porções de via pública que ficam em frente aos prédios em que estão localizadas. 
  • I - afixação de aviso de fácil localização, contendo a proibição de consumo de bebidas alcoólicas no local e nas respectivas porções de via pública que ficam em frente aos prédios em que estão localizadas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.