Caçapava ganhou um novo espaço cultural nesta sexta-feira (01) com a reabertura da Escola Ruy Barbosa. O prédio histórico, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), passou por uma ampla reforma e será entregue à população como um Espaço de Educação Cultural e Inovação..
A reforma do prédio foi executada com recursos provenientes do governo estadual, por meio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). A obra chegou a ser iniciada em 2019, mas foi interrompida após problemas com a empresa licitada à época, tendo sido rescindido o contrato em 2021. A Prefeitura de Caçapava, no entanto, interveio junto à FDE, empreendendo tratativas para agilizar o processo de nova concorrência pública e retomada da obra, o que ocorreu em 2022.
A obra contemplou reforma dos sanitários, dos pisos internos de assoalho, ladrilhos do corredor de circulação interna e, parcialmente, da parte externa. Além disso, incluiu reforma elétrica geral, pintura total do prédio e do muro do lado externo; reforma da cozinha, do forro, da escada interna e rampa; revisão das calhas e reforma dos portões metálicos.
A partir de agora, o prédio passará a abrigar a Biblioteca Pública Edgard Portes; o Museu Histórico e Pedagógico Ministro José de Moura Resende, com uma sala dedicada à cultura caipira e à memória de Caçapava; um espaço multiúso destinado a exposições, exibição de vídeos, palestras, entre outras atividades; além de uma sala destinada às reuniões da Academia Caçapavense de Letras (ACL) e dos Conselhos Municipais de Cultura e Turismo.
Espaço de Inovação
Com a nova configuração de ocupação do espaço, a intenção é oferecer, num mesmo local, uma programação múltipla para população, com atividades culturais, educacionais e de novas tecnologias, como a Sala de Inovação e Coworking, que é um espaço público idealizado para a criação de projetos diversos, contando com a coordenação da Prefeitura e com a participação de entidades, faculdades e empresas da região.
O objetivo do espaço é tornar-se um centro de excelência em gestão e fomento ao mercado local, para gerar novas oportunidades e acolher novos negócios. Será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, cuja finalidade é integrar qualidade de vida e riqueza, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade nos campos da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Sobre o prédio
O prédio da Escola Ruy Barbosa é considerado de grande valor histórico e afetivo para Caçapava, tendo formado várias gerações de estudantes e sendo a única edificação tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) no município.
Construída em 1905 com projeto de José Van Humbeeck, a escola é uma das integrantes do conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico.
Um dos destaques da construção, de acordo com o Condephaat, “é a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos, e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica”.